"Amar uma multidão de pecadores é uma qualidade distintivamente cristã" Charles M. Sheldon

domingo, 18 de maio de 2014

OLHANDO PARA JESUS

Olhando para Jesus

Olhando para Jesus, seguindo avante

Texto base: Matheus 14:22-36

"Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada (quarta vigília da noite), Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram:"É um fantasma!" E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medos!". "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!".

É uma passagem, ao qual conta-se um fato ocorrido com os discípulos acerca da fé, da coragem e de milagre. Pois, vejam Jesus mandou que os discípulos fossem para o mar para outro lado e depois de despedir foi orar num monte. Ora, Jesus queria conversar com Deus, mostrando a necessidade pessoal e da intimidade que devemos ter com Deus. Quando anoiteceu, Ele ainda estava sozinho, mas estava se preparando para ir de encontro com os discípulos que estavam no mar, enfrentando ventos fortes. Jesus sabia que ia acontecer tal fato e de que mostraria ao homem a necessidade de sempre olharmos para Ele.

Então, a partir desta leitura queria compartilhar com vocês sobre alguns  princípios para andarmos sobre o mar. Este mar, se refere ao mundo, ou tudo ao redor que faz parte de nossas vidas, trabalho, faculdade, escola, igreja.

1° Princípio: FÉ

Ora, para olharmos para Jesus, seguindo em frente no cotidiano de nossas vidas, temos acima de tudo ter fé, pois a partir dela é que cremos em Cristo Jesus, o nosso Salvador. As sagradas escrituras nos diz em Hebreus 11:1: "Ora, a  é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos", e que sem esta fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Vejam que nossas vidas só acontecem milagres e conquistamos vitórias, através da fé, é o crer em algo sobrenatural que ultrapassa a visão dos olhos humanos e que transforma numa visão espiritual divina e santificadora do poder de Deus, agindo em nossas vidas. Podemos verificar que vários acontecimentos que ocorreram nas escrituras sagradas foram para mostrar o poder e a autoridade de Deus, através da fé. São atitudes da fé que mostram a acreditação em algo que é impossível de acontecer ou sabemos que as nossas mãos não teriam condições de realizar.
Vejamos alguns exemplos de atitudes ou intervenção das nossas fé:

a) Mulher do fluxo de sangue. (Mc-5:28): "Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei". Jesus estava voltando para terra firme e a multidão o seguia, quando um dirigente da sinagoga, Jairo, postou-lhe aos seus pés, implorando a Cristo que fosse impor as mãos sobre a sua filha que estava morrendo. E por ali, a multidão lhe apertava, puxava, quando uma mulher que estava com uma doença, fluxo de sangue a 12 anos, colocou a sua fé em ação e tocou nas vestes de Jesus. Disse Jesus que alguém tocou, porque dEle saiu virtude. Ora, o milagre aconteceu e a mulher foi curada, tamanha é a fé desta mulher que a sua atitude desesperada fez com que agisse de maneira a não se importar com a multidão e com muito esforço recebestes a cura. Atitude de fé curadora. 

b) Davi enfrenta Golias. (1 SM-17:45): "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos exércitos, o DEUS dos exércitos de Israel, a quem você desafiou". O povo de Israel vivia em constantes batalhas e certa ocasião estavam no vale de Elá se preparando para mais uma batalha contro o povo filisteu, dentre este povo um guerreiro chamado Golias desafiou o Israel para que um soldado o enfrentasse numa luta. Mas durante 40 dias, Golias se posicionava e desafia Israel e todos fugiam. Certa oportunidade Davi foi levar suprimentos para seus irmãos na batalha e ouviu o que Golias tinha desafiado o povo de Israel. Davi um jovem que adorava Deus, foi por ordem do rei Saul conversar e o mesmo se apresentou para a batalha. Resumindo, duvidaram da capacidade por ser um jovem sem porte de um guerreiro, mas tinha Deus em seu coração e sabia que os filisteu estavam desafiando ao Deus dos Exércitos, a quem nenhum homem poderia insultar. Juntou-se 5 pedras de um riacho e com uma atiradeira na mão lhe pegou uma pedra e atirou sobre Golias, matou Golias e o povo de Israel venceu esta batalha. Atitude de fé enfrentando batalhas.

c) Poder espiritual (dom espiritual). (AT 8:12): "Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, CRERAM nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres". Um mago, que enganava o povo daquela época se dizia ser um Grande Poder, Filipe ao lhe pregar as boas novas conheceram a verdade, creram e foram batizados, até mesmo o mago Simeão. Por onde estes sinais e milagres se realizavam, Filipe seguia maravilhado. Vejam que o poder de Deus para com homem é de revelar novos patamares e ao crer na verdade e buscar a tua presença, dons são revelados a nós, cada um com tipo de dom, mas o espírito é o mesmo e que visa o bem comum, como afirma Paulo nas cartas ao Corintos (1 Co 12:7).
2° Princípio: ADORAÇÃO

O segundo princípio é algo que devemos fazer todos os dias de nossas vidas, mesmo quando estamos em lutas, enfermos e felizes. Adorar a Deus sobre todas as coisas e em todas as circunstâncias que enfrentarmos.

Jó foi provado pela sua fé e sua adoração a Deus, e quando Deus permitiu que Satanás lhe tirasse os bens materiais e a sua família, a primeira coisa que fez foi: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR" (JÓ 1:21). De maneira alguma questionou a Deus sobre o que estava passando, lindo é o viver em Deus e depositar a nossa crença nEle.

Daniel quando soube do decreto que o rei Dario determinou armado pelos seus supervisores e sátrapas que deveria o povo adorar somente ao rei, dirigiu-se para sua casa como de costume, ao qual no seu quarto as janelas abertas eram da bandas de Jerusalém, três vezes ao dia, orava e dava graças, diante do seu Deus como antes costumava fazer. Ora mesmo, os invejosos que se levantara contra ele, continuou o seu particular com Deus, orava e adorava a Deus. (DN 6:10).

Também, podemos ver no Novo Testamento, o acontecimento com Paulo e Silas na prisão por pregar o evangelho, mesmo açoitados e presos, na cadeia por volta de meia noite oravam e cantavam hinos a Deus (AT 16:25).



3° Princípio: TEMOR A DEUS

No dia-a-dia das nossas vidas surgem problemas, lutas, enfermidades e o medo nos cerca fazendo que olhamos só para ele, o que logicamente e instantemente esta onda ficará gigante diante de nós e nossa reação será de sempre olharmos para trás e recuarmos. É fácil dizer que não devemos temer o que estamos passando por adversidades e lutas espirituais, mas também não devemos baixar a guarda e deixar que estas adversidades acabem com nós. Devemos acima de tudo, é temer a Deus. "Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai, e seja ele o vosso temor, e seja ele o nosso assombro" (IS 8:13). 

Quando buscamos a palavra de Deus, confiamos e obedecemos os seus mandamentos, somos vitoriosos e temor nenhum nós cercará se não for o temor de Deus. "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno" (MT 10:28). Se aceitamos Jesus Cristo como nosso salvador, somos libertados do pecado e uma nova vida passamos a ter, e através da sua palavra e do espírito santo que nos guiamos e ficamos esperançosos em sua vinda, ora, "o temor do SENHOR é limpo e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente" (SL 19:9). Este temor é para nós ficarmos firmes no seu caminho, quantas vezes nos oferecem coisas que momentaneamente parecem ser boas e que estamos prestes a nos contaminar, o espírito santo fala conosco e um temor se ascende em nossos corações.  

4° Princípio: SEGUIR OS MANDAMENTOS DO SENHOR



Este princípio é uma continuidade do 3° princípio, pois para temermos precisamos conhecer e saber a quem tememos. Desta forma devemos sempre alimentar-se na palavra e nos ensinamentos que Deus nos deixou. 
"O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado" (PV. 13:13). 

Devemos ficar atentos e seguirmos os seus decretos e mandamentos, como também guardar no coração a palavra de Deus para não pecarmos (SL 119:11). 

Vejam que conhecemos Jesus Cristo, pois existem missionários, cantores, profetas e pregadoras da tua palavra que trazem as boas novas, se assim, não fosse nunca saberíamos de verdade quem é Jesus, através de pessoas usadas por Deus em propagar o evangelho, conversões acontecem e vidas são salvas. O amor de Deus para com nós é este: "Porque que nisto consiste o amor de Deus: em obedecer (guardar) aos seus mandamentos" (1 JO 5:2-5).

5° Princípio: FORÇA

Força é capacidade que temos em gerar em nosso corpo para realizarmos um movimento, pegarmos alguma coisa, acionarmos os nossos movimentos, como caminhar, correr, pular. Ora, se sabemos de todos estes princípios, falta nos capacidade em lutarmos, coragem, sermos um guerreiros, soldados de Cristo. 

Quando Moisés liderou o povo de Israel na travessia do Mar Vermelho, ele fez um cântico declarando que: "O SENHOR é a minha força e meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, lhe farei uma habitação, ele é o Deus de meu pai; por isso o exaltarei".(Êx 15:2)
Vejam que adorou a Deus e declarou que sua força era Deus, pois tinha dado uma vitória milagrosa, inimaginável, gloriosa.  Mesmo quando estamos enfrentando alguma dificuldade, devemos declarar que Deus é a nossa força, é dEle que conquistamos o impossível e o nome dEle é glorificado, não importa se está difícil, crê somente nEle e tudo o fará para que você seja vitorioso. Amém.

Eu te pergunto: Qual é o vento que está te assombrando e te dando grande temor? As ondas estão grandes ou os seus olhos que estão com uma visão míope? Não sabes a quem serve, o Deus vivo, fiel para com os seus filhos?

Estes princípios são os alicerces de nossas vidas, as ondas do mar vem, são altas ou baixas, o vento é forte ou fraco, mas se confiarmos tão somente nEle, não importa o problema, a dificuldade, a luta, a enfermidade, Deus estará conosco. Creia em Deus, pois Ele nos ama e a prova do seu amor é Jesus Cristo, o nosso salvador, o único intermediador entre o homem e Deus. 

Ah, não deixe de servir este Deus tão maravilhoso, porque algo te aflige. Os exemplos de atitudes de fé que mencionei são prova do que aquilo que depositamos e acreditamos, Deus nos atende e nos abençoa. Adore, teme, guarde os seus mandamentos, tenha força para caminhar, use e abuse de sua fé, porque Deus quer que alcancemos novos patamares e isto depende das nossas atitudes, mas o nosso espelho é Jesus nunca esqueça disto.

Deus te ama, e nada mais nada pode separar o amor de Deus que está em Cristo Jesus o nosso salvador.

Abraços e até a próxima. Que Deus te abençoe grandemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário