"Amar uma multidão de pecadores é uma qualidade distintivamente cristã" Charles M. Sheldon

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Para vencer o Golias...



Olá amigos, depois de alguns anos sem postar mensagens ashashsah, estamos aqui novamente para compartilhar algumas lições com base na revelação da palavra de Deus.

Como vencer o Golias de nossas vidas?

Sempre quando leio sobre a história de Davi em 1 Sm 17, vejo a coragem de um jovem determinado a enfrentar todas as barreiras da vida. Mas para entendermos o agir de Deus deste jovem ruivo, formoso de semblante e de boa presença, necessitamos descrever brevemente o contexto desta história.

Antes de iniciar o período de Monarquia, conforme o Pfeiffer et al. (2007), do Dicionário Bíblico Wycliffe, o povo de Israel vivia sobrem um sistema político e religioso chamado de Teocracia, um governo que tem como líder uma autoridade divina, que determina as leis e as condições em que um povo de viver, conhecido também como "Governo de Deus". Com passar dos anos, a nação de Israel começou ter mediadores, representantes, como uma voz de Deus, chamados de Profetas, Sacerdotes e por último os Juízes. Com o passar dos anos, Israel passa ser governado de acordo com Pfeiffer et al.(2007, pg. 1909), por "anfietione (ou anfictião) ou a liga tribal, governantes carismáticos (espirituais) chamados de "juizes" para livrar seu povo da opressão".

Em um determinado momento da história dos juízes, Deus recebe de volta aquilo que projetou na vida do casal Ana e Elcana, o comprimento de um voto, menino Samuel, o milagre de Deus escolhido para ser profeta, sacerdote e juiz. "E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR" (1 Sm 3:19-20, ARC). Quando já envelhecido, passou seu cargo de juiz, para seus herdeiros Joel e Abias, mas os anciões de Israel rejeitavam os seus filhos pois a conduta era dos dois eram totalmente diversa de seu pai, depravando-se para o caminho da avareza. Assim, os anciões queriam um rei para os julgassem como faziam as nações vizinhas. Samuel, consultou a Deus, o qual permitiu que assim acontecesse deixando claro o costume de um rei para com seu povo, estando cientes do que poderia ocorrer, sendo assim, persistiram em ter um rei e Deus elege a Saul como o primeiro rei de Israel, jovem mais belo do povo e que se sobressaia sobre os demais. No início este rei era usado por Deus e conquistava guerra (venceu os amonitas), mas depois desobedeceu a Deus a chegar um ponto onde o SENHOR, disse que se arrependia de ter colocado Saul como rei (1 Sm 15:11).

De acordo com o Comentário Bíblico Beacon, dos autores Mulder et al. (2005, ), a palavra hebraica, "nacham, “arrepender”, significa “suspirar, sentir muito, lamentar”, e, quando usada a respeito de Deus, indica uma mudança de planos com relação aos instrumentos ou agentes humanos". Logo, podemos entender o agir do SENHOR mudando os planos para a nação de Israel, enviando a Samuel a Belém na casa de Jessé em busca de um novo rei segundo o seu coração.

A Primeira Atitude para vencer o Golias é SACRIFICAR.

Samuel convidou Jessé e seus filhos para sacrificar, isto é, uma consagração, uma purificação da vida para Deus. Assim, é possível entender que primeiro devemos nos dedicar e buscar a Ele, antes de sair enfrentando as lutas que nos rodeam.

A Segunda Atitude é ser UNGIDO

Devem estar se perguntando, Separado? Sim, quando Samuel confirma que Davi, o menor da casa que estava pastoreando as ovelhas era o escolhido por Deus, o mesmo tinha consigo um vaso de azeite o qual unigiu a Davi no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. (1 Sm 16:13, ARC).

UNÇÃO é separar um escolhido exclusivo para Deus, de acordo com Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento Harris et. at. (1998, p. 904), "num maior número de vezes emprega-se mãshah para designar a investidura cerimonial em cargos de liderança, uma ação que envolvia o derramamento de óleo que estava num chifre sobre a cabeça do indivíduo".

É uma separação completa do mundo para Deus, sempre devemos ter em mente que só alcançaremos vitórias, quando conseguirmos separar a nossa vida do pecado, nosso eu, da nossa carne.

A Terceira Atitude é usar o DOM que Deus lhe concedeu.

Quando Saul é comunicado que tinha um jovem disposto a lutar contra o guerreiro Golias, logo manda-o chamar em sua presença, vendo a Davi, um jovem ruivo e novo, tratou em dizer que não poderia lutar com Golias, um guerreiro desde de sua mocidade. Mas Davi lhe informou que para defender as ovelhas de seu pai já tinha lutado com urso e leão. Vendo a coragem do jovem, Saul dá as suas vestes de guerra (armadura, capacete, espada), porém o jovem Davi nunca tinha experimentado essas ferramentas e retirando-as, tomou consigo o que de costume usava, um cajado, cinco seixos do ribeiro, o alforje de pastor e a sua funda.

Aprendemos aqui uma lição muito importante sobre as armas que Deus nos dá, o dom que concede a nós é para ser usado e não guardado, como também não necessitamos usar, praticar, imitar a maneira que outras pessoas são usadas para trabalhar na obra de Deus. 

Isto é, se o dom que tem é de pregar, então PREGUE, se é adorar, ADORE, se é cantar, CANTE e apesar de todas as aflições e lutas, deixe Deus te usar:

 Apesar das feridas, apesar das decepções
Eu te chamei, eu te chamei
Apesar do passado, apesar das desilusões
Eu te chamei, eu te chamei

Deixa eu te usar para curar
Deixa eu te usar para salvar
Enquanto eu te uso, eu cuido de tudo que te faz chorar

Eu não te dei espírito de temor
Mas de ousadia, onde eu te mandar, tu irás
Onde eu te colocar, tu brilharás
E eu te encherei, e eu te encherei
E eu te encherei, vai, vai, vai em paz. 

Assim, podemos ir adiante e vencer o Golias em nome do JEOVÁ ELOIM SABAOTH - O SENHOR DOS EXÉRCITOS. Amém.




REFERÊNCIAS

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal: Tradução Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: CPAD, 1995.

HARRIS, R. LAIRD et. al. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Edição Vida Nova, 1998.

PFEIFFER, Charles F. et. al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p. 2050.

PURKISER, W. T. et al.Comentário Bíblico Beacon: Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 564 (4° Reimpressão).

FARIAS, Sarah. Deixe eu te usar. In.: Vivendo a Novidade. Maceió: Alisson free Som, 2016. 1 CD. faixas 1-16 (75 min.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário